Cogite...

..."O mais importante é aprender a não se perder" p.15. Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas de Robert M. Pirsig

Políticas públicas de segurança

sexta-feira, 27 de março de 2009

Nessa semana participei de uma palestra na faculdade sobre a abertura da campanha da fraternidade: "A paz é fruto da Justiça" em que, temas como a segurança pública foram levantados em um debate que participou um padre, um capitão da polícia e um Doutor em segurança pública. Enfim, alguns dados me chamaram a atenção e me levaram a refletir (como sempre) sobre a situação do nosso Brasil. (nosso?) Você sabia que, de acordo com dados colhidos entre os anos de 1990 e2005 constatou-se que a média de assassiantos por ano é de 40000? Entre os crimes cometidos, os mais frequentes são os homicídios, furtos, assaltos e os crimes de 'colarinho branco'? Sim... Crimes de corrupção pelas mãos de quem elegemos. É claro que o índice de crimes cometido pela classe baixa vai ser muito maior. As pesquisas não mostram a verdadeira face do crime. Não entra nas folhas de pesquisas os crimes do Senado e muito menos o dinheiro que financia o tráfico. Hoje em dia os maiores índices de mortalidade brasileira concentra a faixa etária que vai de 15 à 29 anos. Enfrentamos muitos problemas em relação às políticas públicas de segurança. O tema da campanha da fraternidade se encaixa perfeitamente na atualidade. Mas... é necessário acabar com a violência para se ter fraternidade, ou é necessário ter fraternidade para se acabar com a violência? Eis a questão. Educação é pilar de toda sociedade. Onde está o "Res cogitans"? Pensantes... Vamos fazer o mundo girar...
(Dayane R. Peixoto)

2 comentários:

Cynn disse...

Nossa..to de cara..além de poesias que me deixam atonita escreve uns textos desse...
Você devia fazer jornalismo viu!
Mas se bem que com essa cabeça sua..o Brasil precisa de "gente" (humano e não ratos) no direito..p/ fazer as coisas direito..COMO VOCÊ!

p.s
cara..mal posso esperar p/ ler seus textos com palavras que nunca vi, quando estiver no ultimo periodo!
Vai ser lindo *-*
vou dizer: minha amiga viu gente!rs

René Schubert disse...

Temos o problema comum da banalizacao da violencia e dos acontecimentos diarios...se veem fraudes e crimes de colarinho branco praticamente todo dia...as pessoas (me incluo) assistem de forma anestesiada isto! E um absurdo...mas ninguem levanta a bunda para uma mudanca efetiva...etica nao passa mais de uma palavra bonita que gostamos de proclamar!

Postar um comentário